BRASIL
 

Sexta-feira, 10 de Março de 2017

 

Caixa reconhece problema em saques do FGTS e afirma que “nenhum centavo do trabalhador vai ser perdido”

Superintendente regional do banco diz que situações serão regulamentas até segunda-feira

R7

 

Imagem: R7

 

Após parte dos brasileiros que têm o direito de sacar os benefícios das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) enfrentarem dificuldades nesta sexta-feira (10) para retirar o dinheiro, a Caixa reconhece o problema. De acordo com o banco estatal, as divergências com os benefícios podem ter sido causadas por ausência da data de rescisão contratual ou problemas cadastrais.

O superintendente regional da Caixa em São Paulo, Sérgio Cançado, explicou ao R7 que nos casos de divergência cadastrais a indisponibilidade dos valores pode ocorrer pela simples divergência em dados simples, como nome da mãe ou data de nascimento. No entanto, garantiu que o beneficiário não será prejudicado.

— Nenhum centavo de nenhuma conta do trabalhador vai sumir ou se perder. Os trabalhadores podem ficar tranquilos que tudo isso faz parte do processo de pagamento, do processo de bloqueio nas contas deles vinculadas ao fundo em razão de alguma divergência.

Segundo Cançado, a outra situação em que os pagamentos não foram disponibilizados para os nascidos nos meses de janeiro e fevereiro envolve a empresa da qual o trabalhador se desligou. Ele explica que a informação a respeito do desligamento pode não ter sido passada para o cadastro do Fundo de Garantia.

— Para a Caixa, essa conta está constando como ativa. O trabalhador que se encontra nessa situação precisa ir a uma agência com a carteira profissional e o termo de rescisão para o atendente incluir o dado no sistema e o trabalhador poder fazer o saque.

O superintendente do banco estatal garante ainda que a quantidade de créditos que não foram disponibilizados hoje é pequena. Cançado diz que a Caixa já está fazendo um novo processamento desses lotes para que os profissionais possam checar suas contas e ter seus valores disponíveis já na segunda-feira (13).

— Se até segunda-feira não for disponibilizado o valor, ele [trabalhador] poderá ir até uma agência da Caixa e resolver, imediatamente, o seu problema.

Os saques das contas inativas do FGTS foram disponibilizados nesta sexta-feira para profissionais com data de aniversário nos meses de janeiro e fevereiro. O calendário segue até julho, quando serão liberados os recursos para quem nasceu no mês de dezembro.

De acordo com o último balanço divulgado pela Caixa, 300 mil trabalhadores sacaram R$ 300 milhões das contas inativas até às 11h desta sexta-feira. No total, o banco avalia que que foram feitos 700 mil pagamentos, o que equivale a quase 5% de todo o montante previsto para ser sacado neste primeiro lote.

 

Leia mais notícias R7