BRASIL
 

Domingo, 05 de Março de 2017

 

Paciente toca violão e canta para médicos durante cirurgia no cérebro em Santos

Último Segundo

 

Reprodução/Youtube/A Tribuna

 

Um homem tocou violão e cantou em meio a cirurgia no cérebro em Santos, no litoral de São Paulo. Rolden Batista, de 40 anos, passava por procedimento delicado para retirada de um tumor em forma de coração, descoberto no ano passado.

Tudo começou em 2016, quando Rolden sofreu uma série de ataques epiléticos até que recebesse o diagnóstico final, conseguido após uma série de exames, quando se constatou que o consultor de telecomunicações tinha um tumor no cérebro.

Mais tarde, um raio-x trouxe outra surpresa: a massa em sua cabeça se parecia com um coração. Para Rolden, o formato parecia ser um bom sinal e se tornou símbolo de sua esperança de ser curado.

Então, em janeiro, quando os médicos determinaram que a cirurgia era necessária, o paciente recebeu duas opções: ou poderia permanecer completamente sedado durante todo o procedimento ou acordaria para que os cirurgiões verificassem se havia danos. O santista optou pela segunda por causa da alta taxa de sucesso.

“O médico teve a ideia de que eu tocasse violão no meio da cirurgia”, contou. De acordo com os cirurgiões, essa era a melhor forma de constatar o sucesso do procedimento já que, se ele tivesse dificuldade para tocar ou cantar, eles poderiam reparar qualquer problema antes que fosse tarde demais.

Além da serenata que fez a todos da equipe, o consultor pode ligar para sua esposa durante a operação. Uma enfermeira fez a discagem, colocando-o no viva-voz.

Rolden já recebeu alta hospitalar e se recupera em casa com sua família enquanto aguarda futuros exames para determinar se o procedimento foi suficiente para o curar do câncer ou se deverá passar por mais tratamentos.

“Yesterday”

Em 2015, Anthony Kulkamp Dias, 35 anos, tocou a icônica música “Yesterday”, dos Beatles, enquanto passava por cirurgia de remoção de tumor no cérebro. Ele tocou diversas músicas ao longo do procedimento, inclusive uma composta por ele, e acatou a pedidos de bis da equipe médica.

 

Leia mais notícias Último Segundo