Trilhagem da Carne

São várias as leis, portarias, códigos sanitários, comerciais, tributárias, cíveis e defesas do consumidor que regem não só o mercado de carne como também do leite, do pescado, de mel no Brasil etc. Todos com os mesmos objetivos: regulamentar os procedimentos do elo da cadeia produtiva de carne, do leite, do pescado, mel, para que estes possam oferecer ao consumidor um alimento saudável. Para que atinja essa meta são necessários vários cuidados, desde a produção ou obtenção do produto, abate humanitário, desossa, transporte, sanitização, até apresentação final do produto. Porém o abate clandestino de animais, à venda de leite, pescado, é feito muitas vezes de maneira inadequada em todo país, em decorrência da falta de um Serviço de Inspeção eficaz e permanente contra a sonegação fiscal, e com o propósito de retirar os produtos de origem animal doente da mesa do consumidor evitando assim danos a sua saúde.

1. A produção

O próprio animal é um contribuinte importante com organismos tanto patógenos como deteriorantes. Uma contaminação adicional pode ser provocada pela água, a instalação e o equipamento de processamento usados na preparação dos produtos e pelos trabalhadores que manipulam os viveres. A contaminação fecal é uma provável fonte para o ser humano de germes patógenos potencias, como Salmonella, Escherichia coli, Staphylococcus botulinum, podendo causar uma intoxinfecção alimentar. Também as doenças podem instalar-se no homem a partir dos animais infectados através da tuberculose, brucelose, teníase, cisticercose, carbúnculo hemático, como também os pesticidas, antibióticos e hormônios.

Práticas adequadas de produção são necessárias para impedir as ações das bactérias, parasitos, vírus e também dos químicos (p.e. pesticida, antibiótico, e hormônios).
 
2. O que fazer com a carne e seus derivados:

A carne e seus derivados são produtos altamente perecíveis, portanto deve ser manipulada com muito cuidado desde a operação de abate até o momento do preparo para o consumo.

3. A carne como alimento:

É um dos alimentos mais nutritivos consumido pelo homem. E é uma excelente fonte de proteína de alta qualidade, de minerais e de vitaminas do complexo B. Não é aconselhável a substituição por outro alimento.

4. O consumidor:

O homem é um ser carnívoro, que adora comer carne, seja ela bovina, de aves, de peixe ou outra, e que esse consumo faz com que milhares de animais sejam abatidos, distribuídos e vendidos, gerando lucro para muitos empresários que se dividem por toda cadeia de produção que vai do animal no pasto até chegar ao prato do consumidor, resta descobrir qual é a melhor maneira de se abater esses animais de forma que eles sofram menos através do abate humanitário, e conseqüentemente forneçam uma carne de melhor qualidade.

5. Conferindo a qualidade:

1º PASSO: Na hora da comprar carnes é melhor escolher um estabelecimento que ofereça boas condições higiênico-sanitárias, observando os seguintes itens:

  • 61656; Se o ambiente interno e externo da sala de cortes especiais e o setor de vendas, equipamentos e utensílios estão limpos;

  • 61656; Se os funcionários estão com uniformes limpos, lenços ou gorro cobrindo os cabelos; sapatos fechados ou botas;

  • 61656; Observar os hábitos higiênicos dos funcionários;

  • 61656; Perguntar aos funcionários que manipulam as carnes se eles tem carteira de saúde.

  • 61656; Se não a mau cheiro no ar;

  • 61656; Se a boa ventilação;

  • 61656; Existência de telas nas janelas;

  • 61656; Azulejo nas paredes ou outro tipo de material recomendado;

  • 61656; Se o piso é de cerâmica ou outro tipo de piso impermeável;

  • 61656; Se o material de corte é inox ou outro tipo de material recomendado;

  • 61656; Observar o uso de luz vermelha na vitrine pôs mascará a cor da carne;

  • 61656; Observar presença de cão, gato, aves, moscas e outros insetos no estabelecimento.

2º PASSO: Finalmente o que deve ser feito é a fiscalização dos produtos, observando os seguintes itens:

  • 61656; As carnes devem estar armazenadas dentro de geladeiras, câmara fria ou balcões frigoríficos. Nunca podem estar expostas sem refrigeração.

  • 61656; Os estabelecimentos deverão exibir, de formas claras, precisas e ostensivas, informações referentes à identificação da origem da carne. Verifique a existência do carimbo e o Certificado do SIF, SIE ou SIM.

  • 61656; Observar se o preço do produto. Caso esteja o preço muito baixo, desconfiar porque a data de validade esta quase vencendo.

  • 61656; Não comprar carne picada, pois geralmente são sobras retalhadas em más condições de consumo.

  • 61656; Compre carne de qualidade depois mande picá-la em sua presença.

  • 61656; Não comprar lingüiça, hambúrguer e almôndega sem serem embaladas e de empresa sem certificação de inspeção.

  • 61656; Se esta carne, não da para saber como o produto foi feito e em que estado de conservação estava a carne, dê preferência às carnes embaladas, pois possuem datas de fabricação e validade e geralmente são produtos de boa procedência.

  • 61656; Não comprar se a embalagem estiver violada.

  • 61656; A pesagem deve ser feita à vista do consumidor, qualquer contra-peso de carne só poderá ser feito com o seu consentimento. É proibidos a venda de carne com sebo e pelanca.

  • 61656; CARNE BOVINA: As carnes bovinas devem apresentar coloração vermelhada brilhante, com sangue presente, sem odores fétidos. Se estiver escura, é sinal de que já está ficando passada. A suína tem tonalidade mais clara.