Resfriado Gripe ou Alergia?

As vezes surgem dúvidas quanto ao problema de saúde ligado ao aparelho respiratório, os sintomas frequentementes são bem parecidos, e acabam confundindo a pessoa. Mas, saiba  que possível diferenciar doenças como gripe, resfriado e alergia. Abaixo seguem as orientações de especialistas:

A gripe é uma infecção causada pelo vírus Influenza. Quando uma criança apresenta o nariz escorrendo, já se acredita que é gripe. Mas pode não ser. Segundo os pediatras,  a palavra gripe é usada incorretamente por várias pessoas. Salvo alguns casos, a gripe é inconfundível. Isto porque, é uma infecção forte para o organismo e, em alguns casos, pode evoluir para complicações sérias. Um dos sintomas principais para detectar a gripe na criança é a presença de febre. Outro fato é que a gripe acontece em determinados períodos do ano, como no outono e inverno e raramente se contraí o vírus duas vezes no mesmo ano.

Os sintomas principais são: Dor no corpo, nos músculos, mal-estar, dor de cabeça, febre e os sintomas respiratórios (coriza, dor de garganta, tosse, entre outros). Em bebês ou crianças pequenas, pode surgir diarréia e vômito.

O tratamento é indicado pelo médico, que geralmente passa remédios que aliviam os sintomas, como antitérmicos, xarope, sorinho para o nariz entupido, entre outros. Se a gripe for detectada logo nas primeiras 48 horas, crianças com mais de 1 ano podem usar antivirais específicos, que atacam o vírus da gripe. Apenas o pediatra pode prescrever.

O resfriado é causado por vírus, mas não existe um específico, como no caso da gripe. São vários tipos vírus que podem causar resfriados. A criança ou o adulto podem pegar várias vezes ao ano. Apesar de ser bastante incômodo, o resfriado não é grave e não costuma ter complicações sérias.
Os principais sintomas são os mesmos sintomas respiratórios que aparecem com a gripe, mas de uma maneira mais leve.

O tratamento deve ser em casos leves,  esperar os sintomas passarem. Se a criança estiver muito incomodada, pode ser usado alguns medicamentos para aliviar os sintomas, prescrito pelo médico.

No caso de alergia é necessário descobrir se a criança possui o problema respiratório ou seja, deve-se prestar atenção na duração dos sintomas. A gripe e o resfriado, por exemplo, duram em média 7 dias. Já a alergia é crônica, perene, todo dia está ali, incomodando. Não há febre e nem os outros sintomas, como dor no corpo, de cabeça e etc.

Os sintomas são espirro, coriza e sinusite, de maneira contínua e incômoda.
Para cuidar do problema, é necessário saber o que desencadeia a alergia e evitar esse agente alergênico, que podem ser o pó, poeira, pelo de algum animal e muitos outros. O tratamento é feito com medicamentos antialérgicos.

Assim, você já pode observar melhor os sintomas e diferenciar para cuidar melhor!

FONTE: Mundodastribos