Leite de Cabra

Menos Colesterol

O leite de cabra chega a ter 30% menos colesterol que o de vaca, além de possuir menor teor de açúcar.

Menos Alergênico

Aproximadamente 6% das crianças têm sintomas de alergia ao leite de vaca, que podem caracterizar-se por distúrbios digestivos, corrimento nasal, otites, erupções cutâneas, entre outras alergias. A caseína alfa-S1, proteína encontrada em grandes quantidades no leite de vaca, é a grande responsável por esse tipo de reação alérgica. O leite de cabra possui apenas traços desta proteína, além disso, não contém b-lactoglobulina, também grande estimulante de reações alérgicas não-específicas. Portanto, possui maior tolerabilidade se comparado ao leite de vaca. Isso significa maior absorção de nutrientes importantes como cálcio, proteínas e carboidratos. (A criação da Cabra & da Ovelha no Brasil, p73)

Mais Digestivo

As partículas de gordura do leite de cabra são de tamanho reduzido em relação ao leite de vaca. Com isso, o leite é rapidamente absorvido, em cerca de 40 minutos, enquanto o leite de vaca demora, em média, de 2 horas, deixando menos resíduos no intestino, evitando assim fermentação, formação de gases, má digestão, constipação, etc. Também possui capacidade tamponante. Para quem precisa de uma rápida reposição e aquisição de nutrientes, o leite de cabra é uma ótima alternativa. (A criação da Cabra & da Ovelha no Brasil, p73)

Mais Cálcio

O leite de cabra é uma excelente fonte de cálcio e vitaminas, possuindo 130mg de cálcio para cada 100ml de leite, ou seja, 20% mais que o leite de vaca (A criação da Cabra & da Ovelha no Brasil, p73), sendo muito utilizado na ação preventiva e curativa de osteoporose.

As perturbações digestivas dos bebês podem ser controladas com leite de cabra integral, diluído ou desnatado. (A criação da Cabra & da Ovelha no Brasil, p73)

O eczema infantil, uma espécie de asma, que geralmente pode evoluir para a asma clássica, também pode ser curada naturalmente com o leite de cabra. Criança tratada com leite de cabra dificilmente sofrerá de asma, garantem os pediatras do mundo todo. (A criação da Cabra & da Ovelha no Brasil, p73)

Além disso, características inerentes ao leite de cabra estão sendo observadas e possibilitam diversas aplicações terapêuticas para problemas como distúrbios gastrointestinais e minimização dos efeitos colaterais da quimioterapia.

Ainda repercute a voz de Charles Atinkson, ao afirmar: "Não obstante o fato de não ser suficientemente conhecido, e pode mesmo ser posto em dúvida por muitos, a verdade é que o mais seguro e melhor leite para todos os fins é o leite de cabra". E disse mais: "Aí está uma bebida sadia, não superada por nenhuma outra. Contudo, há ainda inúmeras pessoas que jamais provaram este rico, delicioso e cremoso leite. Alguns não sabem onde obtê-los. Outros, talvez a maioria, são induzidos a preconceitos contra ele. Boa parte, entretanto, simplesmente não teve a idéia de experimentá-lo. (Castro, p136)

A mansidão da cabra leiteira é incomparável. A história da humanidade está repleta de casos em que uma cabra leiteira tem sido ocupada como ama-de-leite, dando diretamente à criancinha o seu farto peito, sem o menor risco para o bebê. Acostumava-se tanto com esta função que, ao ouvir o choro do bebê, já se apressava a ir atendê-lo. (Pinheiro Jr., 1971, p75)

As cabras têm sido empregadas também para amamentar potrinhos, bezerros e até leõezinhos e outros animais silvestres. (A criação da Cabra & da Ovelha no Brasil, p72)

O leite de cabra é muito utilizado em várias partes do mundo. Durante milênios foi mais importante que o leite de vaca. A regra era beber leite de cabra e não o de vaca. A intensificação da pecuária e formação de pastagens artificiais provocou a mudança de posições, rebaixando a cabra. O mérito do leite, no entanto, não foi rebaixado e o preço continua bastante compensador, em muitas partes do planeta. O leite de vaca, mais fácil de ser produzido, multiplicou-se acompanhando o aumento da população humana, enquanto a produção do leite de cabra estacionou. Modernamente, muitos empresários rurais, na busca de um "leite ecológico", já começam a retornar ao status histórico de preferir a produção de leite de cabra. (A criação da Cabra & da Ovelha no Brasil, p72)

O Dr. Waldsdorf disse que "o melhor médico da família e, sobretudo, das crianças, é uma cabra possuidora de saudável e pejado úbere". (Castro, p137)

A humanidade travou uma grande luta contra a tuberculose e, dentre todas as experiências, o mais indicado foi o uso de leite de cabra. Os médicos e cientistas verificaram que o número de crianças tuberculosas diminuía com o uso do leite de cabra, em substituição ao de vaca, muito suscetível à terrível peste branca. (A criação da Cabra & da Ovelha no Brasil, p72)

Nos Estados Unidos, verificou-se uma redução de 80% na mortalidade infantil, depois do emprego do leite de cabra na alimentação da infância. (Pinheiro Jr. 1971, p34)

O leite de cabra apresenta reação alcalina e, por isso, raríssima e dificilmente azeda no estômago humano, tornando-se assim um fator de alta eficiência no tratamento de cólicas em crianças. O leite de vaca é ácido por natureza. Já o leite de cabra é alcalino, como o leite materno. (A criação da Cabra & da Ovelha no Brasil, p72)

O leite de cabra contém os quatros elementos necessários à nutrição: o açúcar, a proteína, a manteiga e as vitaminas, estando ademais, saturado das substâncias valiosas requeridas na melhor alimentação, como o ferro, o cálcio, etc. Segundo experimentos feitos pelo Dr. Johnson, um litro de leite de cabra equivale a qualquer das seguintes porções: 8 ovos, 150 gramas de boa carne, 900 gramas de batatas ou 400 gramas de galeto. (Castro, p78)

O Dr.Edmond Perrier, membro da Academia de Medicina de Paris, disse que o leite de cabra tem 3 grandes vantagens: abundância, analogia de composição com o leite da mulher e isenção completado terrível micróbio da tuberculose. Também afirmou que, em consequência, é mais econômico que o leite de cabra, mais digerívelpara as crianças a quem não se pode dar o leite materno e mais sadio para as pessoas a quem o uso habitual do leite é recomendado. (A criação da Cabra & da Ovelha no Brasil, p72)

O bom leite de cabra é de cor branca pura, apresentando sabor e odor próprios, porém agradáveis. É um alimento que se recomenda principalmente pelo alto valor nutritivo e por ser de fácil digestão. Seu grande valor nutritivo resulta da riqueza em extrato seco, especialmente gordura. Sua alta digestibilidade é consequência do reduzido tamanho e dispersão dos glóbulos graxos e dos caracteres próprios de sua caseína. Forma coágulos de granulação fina e macia, portanto, de fácil digestão. É um leite naturalmente homogeneizado. (A criação da Cabra & da Ovelha no Brasil, p72)

FONTE: Leite de cabra