Botulismo com enfoque ao consumidor

O que é o Botulismo?
O botulismo é uma doença paralisante grave, provocada pela toxina produzida pelo Clostridium botulinum.
A transmissão mais comum se dá pela forma alimentar, devido à ingestão de conservas e embutidos contaminados, e no caso de botulismo infantil (crianças menores de um ano) pela ingestão de esporos presentes no mel. São conhecidas, também, outras vias de veiculação da doença: por ferimentos (acidentes, usuários de drogas), pelas vias aéreas ou vias conjuntivais.
Seu período de incubação varia de algumas horas a cerca de dez dias. O tempo entre a ingestão da toxina e o início dos sintomas pode variar entre 12 e 36 horas, dependendo da quantidade da toxina ingerida. Além disso, todas as pessoas são susceptíveis a toxinfecção botulínica.

Quais são seus sinais e sintomas no consumidor?
Dificuldade de comer, tontura, visão turva, garganta seca, fraqueza muscular, reflexos pupilares deprimidos, vômitos, náuseas, dor abdominal, agitação e ansiedade, sonolência, a diarréia pode existir principalmente devida à ingestão de outras bactérias no alimento contaminado.

Qual é o seu diagnóstico?
Através dos sintomas apresentados e pelo exame de sangue, coleta de fezes, coleta do lavado gástrico. Nos casos de botulismo infantil por ferimentos ou causa indeterminada, o diagnóstico pode ser complementado por cultura do Clostridium botulinum.
Quando há suspeita de que o botulismo tenha sido causado por alimentos devemos coletar amostras dos mesmos a partir das quais se irá tentar isolar o C.botulinum.

Quais são os alimentos associados ao botulismo?
As conservas, principalmente as caseiras, são os alimentos mais comumente envolvidos nos casos de botulismo. A toxina botulínica tem sido encontrada numa grande variedade de produtos tais como palmito e milho em conserva, pimentas, feijões verdes, sopas, beterrabas, aspargos, cogumelos, azeitonas, espinafres, atum, frango, fígado de frango e patê, presunto, salsichas, berinjelas recheadas, lagosta, peixe defumado e salgado. No caso de crianças com menos de 1 ano de idade o alimento mais implicado com o botulismo é o mel.

Como o SIF verifica se o fabricante adota medidas adequadas para eliminar, evitar, ou diminuir o perigo? As conservas enlatadas produzidas nos estabelecimentos registrados no SIF são controladas em todas as fases da produção de modo a eliminar a contaminação com o agente causador do botulismo. No caso das conservas não enlatadas são controladas todas as etapas da produção para impedir o crescimento do agente e produção da toxina, sendo a temperatura de conservação muito importante.

Recomendações ao consumidor

Evite adquirir e/ou consumir produtos acondicionados em latas amassadas, enferrujadas e estufadas;
Evite o consumo de produtos acondicionados em recipientes de vidros que se apresentem trincados, com a tampa mal vedada e/ou com o botão de segurança rompido;
Os produtos pasteurizados necessitam ser constantemente mantidos sob refrigeração;
Depois de abrir a embalagem mantenha o produto sob refrigeração;
Se suspeitar de intoxicação botulínica procure assistência médica imediatamente e guarde a embalagem (lata ou vidro) para posterior análises

Como o consumidor deve prevenir o desenvolvimento do perigo (no ato da compra, na armazenagem e manipulação doméstica antes do consumo)?

No ato da compra, o consumidor deve exigir o carimbo do SIF (Serviço de Inspeção Federal ou o Serviço de Inspeção Estadual. Eles são a garantia de que o produto foi inspecionado e está livre de doenças se respeitadas as condições de conservação. O rótulo nos produtos pré-embalados deve informar o registro do órgão de fiscalização competente (Ministério da Agricultura). Esse registro é a garantia de que o produto passou por análises do órgão fiscalizador antes de estar disponível no mercado. A rotulagem deve informar o prazo de validade, o peso líquido (peso do produto sem a embalagem), a composição (ingredientes e aditivos), a tabela de valores nutricionais além do nome, endereço e CGC do fabricante. O consumidor deve atentar para a conservação das embalagens dos produtos adquiridos no ato da compra. 
Exija a emissão de nota fiscal, Cupom do Ponto de Venda ou tíquete do caixa, necessários para formalizar uma reclamação em caso de problema.