Astenopia - Fique por dentro

Se o computador é parte de seu trabalho - e de sua vida - a melhor opção é aprender a proteger seus olhos.

Um cansaço visual que, muitas vezes é referido como dor de cabeça, ardência ou embaralhamento das letras, dificulta a continuidade da atividade. Diante disso, fica claro que seria razoável fazer pequenas pausas de 10 minutos a cada hora de trabalho, diante do computador.

"É cada vez maior o número de pacientes que reclamam dos sintomas da secura e ardência dos olhos. Informa o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier. Segundo ele, geralmente esses pacientes passam mais de 10 horas, diariamente, em frente do computador. Essa síndrome, que não é nova, mas que cresce sem parar, acontece devido à redução do número de vezes que as pessoas piscam os olhos, o que pode causar secura e trazer doenças oftalmológicas graves.

De acordo com o Dr. Queiroz Neto, ainda não há comprovação cientifica de que os raios x ultravioleta e os campos magnéticos emitidos pelos monitores afetem a saúde dos olhos. "Entretanto, dependendo das condições e do tempo de permanência frente à tela, pode ocorrer desconforto visual", afirma.

Posição do micro, regulagem e projeto de iluminação adequado protegem a visão.

Muitos dos problemas oculares relacionados com uso intenso do computador dizem respeito a projectos de iluminação mal feitos. O oftalmologista orienta para que não se coloque o computador nem de costas nem de frente para a janela, pois a luz da rua atrás do monitor prejudica pelo ofuscamento que causa, ao passo que, vindo da frente, provoca sombras e reflexos na tela, causando desconforto e prejudicando o desempenho. Outra recomendação é contra a iluminação artificial intensa mal posicionado ou muito próximo do aparelho, causando os mesmos problemas da janela.

"O excesso de luminosidade leva à contração das pupilas, gerando cansaço visual. Por isso, a tela deve de ser regulada para o máximo de contraste, não de intensidade luminosa", recomenda o médico, que acrescenta que a distância ideal é de 60 centímetros entre os olhos e o computador".

O médico também ensina que o monitor de fundo escuro facilita a identificação das letras exigindo menos esforço que os de fundo claro. Além disso, o monitor deve estar posicionado abaixo do nível dos olhos, nunca acima.

De acordo com as orientações do oftalmologista, outra forma de proteger os olhos do trabalho intenso em frente às telas de computador é modificar um pouco os hábitos. "É importante estabelecer intervalos de cinco minutos (fechar os olhos e olhar para o infinito) a cada meia hora, pois é incorreto permanecer muitas horas frente de um computador, mesmo quando a tarefa precisa ser concluída", argumenta.

Ele ensina, ainda, que os trabalhadores de informática ou mesmo aqueles que ficam muito tempo em frente ao monitor por entretenimento passem a piscar mais: "Piscar voluntariamente é fundamental, pois devido à atenção que o trabalho exige, o pestanejamento, que em situações normais acontece cerca de vinte vezes por minuto, cai para seis ou sete vezes, gerando vermelhidão, ardor e sensação de areia", diz.

Além disso, lente de contato, ar condicionado e computador são incompatíveis. Melhor optar pelos óculos e também utilizar colírio de lágrima artificial. "Todo sintoma deste desconforto ocular, por mais simples que possa parecer, deve fazer com que a pessoa procure um oftalmologista", sugere.

Fonte: Revista Absoluta